quinta-feira, 13 de outubro de 2011

A Cidade Murada

Mdina é um exemplo típico de cidade medieval e sua entrada é como cena de filme: por uma ponte de pedra, como se fosse uma ponte levadiça, e por um portal entalhado em pedra, que faz bem sua função de transportar os turistas do século XXI ao XIV em alguns passos. Ao atravessar esse portão, chega-se a uma praça e, logo depois, a algumas ruas estreitas e labirínticas que fazem caminho até o interior da cidade, onde estão as igrejas, os mosteiros e os palacetes. 
Chamada de "cidade do silêncio", Midna faz jus ao apelido por sua tranquilidade. No entanto, também recebe outros diferentes nomes. Já chamou-se Melita, para os romanos; Medina, para os árabes; além de Cittá Vecchia, Cittá Notabile e outros.
A maior atração da cidade é a Catedral, que possui uma arquitetura elegante e discreta. Construída entre 1697 e 1702, o projeto do arquiteto maltês Lorenzo Gafa redesenhou o centro de Mdina, fazendo com que fossem demolidas casas, além de ser feita uma grande praça central com palacetes rodeando a área. A Catedral dedicada a São Paulo, erigida onde uma igreja anterior foi destruída inteiramente por um violento terremoto. 
Outras visitas interessantes para se fazer em Mdina são: Museu de Ciências Naturais, instalada em um antigo Palácio, e o Palazzo Falzon, uma mansão com uma coleção de armas antigas e peças de cerâmica. Além disso, de um dos baluartes da muralha se tem uma vista impressionante dos campos e vilarejos que cercam a cidade e também da baía de St. Paul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário