quinta-feira, 5 de abril de 2012

Festivais e Eventos em Malta!

• Alarme! (Fevereiro - Novembro)
Alarme! é um evento de uma hora realizado no histórico Fort St Elmo de Valletta. Trata-se da recriação do dia em 1978 em que a frota revolucionária de Napoleão foi avistada no Mar Mediterrâneo. Apenas dois anos mais tarde, os Malteses revoltaram-se contra os Franceses. 
Este é um evento extraordinário para ficar a conhecer a História de Malta. O espetáculo começa às 11 da manhã no terceiro Domingo do mês e custa €5.


• Carnaval em Malta e Gozo (Fevereiro ou Março)
Em Malta, o Carnaval tem sido um evento importante nos últimos cinco séculos, desde a sua introdução nas ilhas pela ordem de S. João. No início, o Carnaval era oficialmente celebrado em Birgu, Valetta, onde alguns cavaleiros entravam em torneios.
Atualmente o Carnaval de Malta é celebrado em muitas cidades e vilas, mas especialmente em Valletta, Floriana e Nadur (Gozo). Durante a semana anterior a Quarta-feira de Cinzas, os Malteses têm bailes mascarados, competições de máscaras, festas loucas pela noite a dentro, bandas em desfile de carros alegóricos presididos pelo Rei do Carnaval, etc. Este evento patrocinado oficialmente acaba em um grande espetáculo de fogos de artifício na rua principal de Floriana. Em Gozo, o Carnaval é mais estranho, engraçado e macabro, seguindo a tradição desta ilha de Malta.


• Festival Gastronômico do Mediterrâneo (Março)
Este festival organizado pelo Turismo de Malta (Malta Tourism Authority) é um espetáculo sofisticado de comida e bebida de Malta. Chefs locais e estrangeiros servem a melhor comida que a região do Mediterrâneo tem para oferecer, em um festival de quatro dias.


• Dia da Liberdade (31 de março)
Freedom Day é um Feriado Maltês. Os eventos realizam-se no War Memorial em Floriana e as tradicionais corridas de barcos no Grand Harbour de Valletta.

• Semana Santa (normalmente em abril)
Como se pode ver na História e nas muitas igrejas de Malta e Gozo, os malteses são Cristãos bastante devotos. Então, a Semana Santa é um evento levado a sério. Esta celebração religiosa leva muitos Malteses à igreja para comemoras a paixão, morte e ressurreição de Cristo.
A Semana Santa começa uma semana antes da Sexta-Feira Santa, com a estátua em tamanho real da Nossa Senhora do Calvário a ser carregada e seguida em procissão pelas ruas de muitas cidades e vilas de Malta por centenas de paroquianos vestidos com roupas semelhantes às dos Antigo Testamento.
São realizadas procissões semelhantes na Sexta-Feira Santa e no Domingo de Páscoa. Nesta última, a estátua de Cristo é carregada e seguida por pessoas sorridentes e por uma banda, comemorando a ressurreição do filho de Deus.


• Festival Internacional de Fogos de Artifícios de Malta (fim de abril)
O Malta International Fireworks Festival é um evento fabuloso celebrado todos os anos para mostrar a excelência das fábricas de fogos de artifício Maltesas. E são tão boas porque Malta tem uma longa tradição de fogos de artifício desde os tempos da Ordem dos Cavaleiros de S. João, quando os explosivos eram usados para celebrar ocasiões especiais. Vieram então desenvolver-se enquanto arte durante o período da História de Malta em que os britânicos governaram.
O Malta International Fireworks Festival é um evento organizado pelo Turismo de Malta e pelas autoridades da cultura, que convidam fábricas de fogos de artifícios Maltesas e estrangeiras a dar um espetáculo incrível de luz e música durante dois dias. O evento realiza-se no Grand Harbour de Valletta. Chegue cedo e arranje um lugar em Barriera Wharf para ter a melhor vista sobre o festival.


• Festas nas vilas (maio-setembro)
Se gosta de festividades os festivais locais, Malta é o lugar indicado para você. Os Malteses têm mais de 75 festas locais nas vilas e aldeias só durante o verão. Estas festividades originalmente religiosas são em honra do santo patrono da povoação. Todos os eventos como estes em Malta têm fogos de artifícios, procissões e desfiles de fanfarras que são bastante interessantes de ver e ouvir. Estes eventos são tão populares entre os turistas que alguns operadores turísticos locais até organizam viagens e algumas das mais populares festas. Dê uma espreitadela à verdadeira essência do que é Malta, especialmente nos eventos principais dos Sábados e Domingos.


• Festival Internacional de Jazz em Malta (julho)
Este festival internacional de Malta é organizado todos os anos desde 1990. O evento de três dias apresenta sempre músicos de toso que os amantes do Jazz reconhecem. Conte com ouvir vários mistura de estilos de Jazz tocados debaixo do céu noturno Maltês em localizações históricas como Ta'Liesse, no Great Harbour de Valletta. Mesmo se não for fã de Jazz, o cenário onde se realiza estre frande festival de Malta é algo a não se perder.

• Festival de Vinho Delicata de Malta (início de agosto)
A primeira edição de festival de vinho de Malta foi em 2002. Este evento Maltês é a forma como o país celebra o início da colheira do vinho. Oferece aos visitantes uma grande variedade de vinhos de qualidade vindos de Malta e Gozo, na bonita paisagem do Upper Barrankka Gardens, mais uma vez no Grand Harbour de Valletta.
Para provar a produção de vinhos de Malta no festival, só tem que comprar um copo à entrada (que pode ser levado pra casa como recordação) por €10. Pode então provar quantos vinhos quiser, se tiver mais de 18 anos. O festival está aberto das 19h às 23h30, horário em que tem a oportunidade de comprar garrafas de vinho ou provar comida Maltesa ou internacional, enquanto assiste a atuações ao vivo. Outro evento dentro do próprio festival é a regata anual do vinho, que leva uvas desde as vinhas junto ao mar até as adegas em Upper Barrakka Gardens.
Nos primeiros dias de setembro, há também  um evento-irmão realizado em Nadur, Gozo. O conceito é o exatamente o mesmo, mas este celebra o fim da época das colheitas Maltesa.

• Cerimônia de Nossa Senhora das Vitórias (setembro)
Este evento celebra o fim do cerco 1565 contra os Turcos, a capitulação dos Franceses em 1800 e o fim do cerco das forças do Eixo em 1943, todos parte da História de Malta. No mesmo dia, o Grand Harbour de Valletta é o cenário de uma regata tradicional de barcos coloridos.


• Dia da independência (21 de setembro)
O dia da independência é celebrado todos os anos desde 1964, quando Malta se tornou independente do Reino Unido. Realizam-se vários eventos em vários locais diferentes.

• Espetáculo Aéreo Internacional de Malta (final de setembro)
A primeira edição do Maltese Air Festival foi em 1993. Ao longo do dia (10h às 18h), em terra, os visitantes têm acesso a algumas partes do Luga Airfield (Sul de Valletta), vêm muitos tipos de aeronaves civis e militares em exposição e falam com pilotos do espetáculo aéreo. Até há aviões da Segunda Guerra Mundial, em que Malta desempenhou um papel vital.
Nos céus há exibições de equipes de paraquedistas e aviões de eras distintas. Aparições frequentes são o The Red Arrows Squadron e a RAF, em aviões tais como Harrier, Jaguar e Hawk. Também há um evento chamado "Merlins over Malta", como os lendários Spitfire a passarem rentes à cabeça dos espectadores. Não se esqueça da máquina fotográfica e desfrute desde evento Maltês.

• Notte Bianca (final de setembro)
Notte Bianca (noite branca) é um evento gratuito que dura toda a noite, das 18h as 6 da manhã, nos espaços públicos de Valletta. Esta é a versão Maltesa do conceito de "cidade aberta" que algumas capitais europeias realizam uma vez por ano. Em Valletta, monumentos, galerias de artes públicas/privadas e edifícios importantes estão abertos aos visitantes durante toda a noite, assim como muitas lojas e restaurares. Espere encontrar muitas pessoas desfrutando da História de Malta, das artes e do folclore que mostram música, teatro, cinema e dança em eventos originais.


• BirguFest (outubro)
O festival BirguFest foi criado para celebrar o passado da Citta Vittoriosa (antigo nome de Birgu) e mostrar a sua história e a sua arquitetura. Mas não tardou muito até se tornar um dos melhores eventos culturais de Malta.
O festival dura 3 dias, nos quais as atividades levadas a cabo durante o dia consistem em visitas guiadas pela cidade, recriações, desfiles, concertos tradidionais e de música moderna, exposições e barracas de comida que apresentam não só comida Maltesa mas também outras delícias. Os museus de birgu estão abertos até tarde, os preços das entradas são mais baratos e alguns locais normalmente fechados abram ao públicos. 
Mas o ponto alto deste festival de Malta é Birgu by Candlelight (Birgu à luz de velas), no Sábado à noite. Cerca de 10.000 velas de todos os tipos iluminam a bonita Citta Vittoriosa, fazendo deste o lugar mais romântico de Malta, pelo menos durante uma noite. 


• Festival Mediterranea (fim de outubro)
O Festival Mediterranea é um evento que transforma a ilha de Gozo numa grande festa que glorifica a sua vida cultural artística. Há concertos, passeios a pé e conferências em locais antigos e históricos, visitas de campo, eventos gastronômicos e exposições de arte. 


• Dia da República (13 de dezembro) 
Celebra o dia, em 1974, em que a constituição de Malta foi substancialmente revista, mudando o seu estatuto de Reino da Commonwealth para uma república dentro da Commonwealth. Foi nesta data que o Chefe de Estado deixou de ser a Rainha da Inglaterra, dando lugar à figura do Presidente de Malta. Para comemorar o acontecimento, as pessoas celebram nas ruas e realizam-se corridas de cavalo em Marsa.

• In Guardia Parades (praticamente durante o ano inteiro)
In Guardia Parades são desfiles coloridos em que atores mostram aos turistas como era feira a inspeção às tropas do Fort St. Elmo durante os tempos da Ordem dos Cavaleiros de S. João. Organizado pelo Turismo de Malta, as In Guardia Parades são levadas a cabo por mais de 70 atores vestidos com uniformes de cerimônia daquela época, demonstrando o poder militar dos Malteses.
Este evento realiza-se aos Domingos no Fort St Elmo, se o tempo permitir. Começa às 11h e dura certa de 40 minutos. Compre os bilhetes no portão: adultos €28, crianças 6-12 e estudantes €3. 




Faça contato conosco e vá conhecer Malta!!!
contato@conexaomalta.com.br
@conexao_malta

Um comentário: