quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Cenário que vale a visita.

"1193 antes de Cristo. Um príncipe provoca uma guerra ao afastar a esposa de seu marido. É iniciada, então, uma sangrenta batalha, que dura por mais de uma década..." Aposto que a maioria de vocês soube, logo de cara, a que filme estou fazendo referência, certo? Não? Então vai mais algumas dicas: o príncipe chama-se Paris e é interpretado por Orlando Bloom; a guerra é da Messência contra Tróia; e quem interpreta a esposa, Helena, é Diane Kruger e o marido, chamado Menelaus, Brendan Gleeson. Facílimo agora, né? Tem mais uma parte... "Há uma esperança, pela parte do rei de Tróia, Priam, de vencer a guerra, sendo esta o maior herói da Grécia, Aquiles, e o filho do rei, Hector."  Agora, de fato, acredito que todos vocês já saibam que estou falando do filme Tróia e que Aquiles é interpretado pelo Brad Pitt, Hector pelo Eric Bana e Priam pelo Peter O'Toole.


O que pouca gente sabe é que o filme foi gravado na Ilha de Malta, onde foram erguidos os exteriores da cidade de Tróia numa área de 40.500 metros quadrados, no interior de um complexo militar do século 17, chamado Fort Ricasoli. Malta é um país rico em artefatos e ruínas arqueológicas, algumas anteriores aos acontecimentos de Tróia, datando de 2.000 anos. No entanto, a equipe de produção decidiu que nenhuma das estruturas existentes parecia ter existido na época em que se passa o filme. Por isso, uma cidade cinematográfica inteira teve de ser construída do zero. Mais de 500 operários malteses foram contratados e cerca de 200 artesãos do Reino Unido foram levados para a ilha para iniciarem a construção de Tróia. Após a construção do cenário, a equipe de produção treinou 200 figurantes durante quatro semanas, ensinando a eles como marchar em sincronia, segurar armas e receber comandos, a título de preparação para as seqüências de combate que seriam filmadas na ilha de Malta.

O cavalo, marca registrada do filme, foi construído nos Shepperton Studios, em Londres, mas teve de ser feito em duas partes porque não havia espaço suficiente disponível para acomodar o gigantesco eqüino. Somente dois ou três meses depois, já em Malta, a produção do filme uniu as duas partes do cavalo. Feito em sua maior parte de aço e fibra de vidro idealizada para parecer madeira, ficou com 12 metros de altura e pesava 11 toneladas.

Após filmadas as cenas que se passavam na pitoresca cidade cinematográfica de Tróia, a produção teve de encarar o estágio final das filmagens em Malta: incendiar sua criação. Felizmente, o Fort Ricasoli, ou seja, os arredores da cidade de Tróia, continuou intacto.

Além de Tróia, outros filmes e seriados também contaram com esse mesmo cenário, como, por exemplo, Gladiador e A Game of Thrones, respectivamente. 

Com tanta história para "contar", você que vai visitar a Ilha de Malta não pode deixar de dar uma conferida no Fort Ricasoli. A experiência certamente será incrível. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário