quarta-feira, 14 de março de 2012

Malta é país de interesse em intercâmbios para adultos.


Aos 70 anos, Ilse Mancuso vai para Malta estudar. Com passagem marcada para abril, planeja ficar 14 dias na ilha tendo aulas de inglês e participando de passeios por pontos turísticos da região. A ideia de realizar um intercâmbio na fase adulta vem crescendo e entrando na lista de sonhos sem idade limite para realizar. A gaúcha vai se hospedar na casa de uma família. "Eu quero conhecer o dia a dia deles. Sou uma aventureira", diz.
Os motivos que levam adultos a buscar algo além dos tradicionais roteiros são os mais variados - vão de emprego a sonhos antigos. Arranjar tempo, no entanto, nem sempre é fácil. "Eles costumam viajar para realizar cursos voltados a sua área ou, então, quando estão em período de transição de carreira", conta a gerente de produto da EF Cursos no Exterior, Ana Luiza Purchio. 
O crescimento na procura por programas voltados a adultos abriu um nicho no mercado de intercâmbio. Hoje, já existem escolas que recebem apenas intercambistas adultos. "Dessa maneira, eles se aproximam de pessoas da idade deles. Não vão ter aulas com alunos de 16 anos", garante Ana Luiza. Dentro da proposta da agência, é possível se programar para ficar de 14 dias a um ano, tendo aulas voltadas à prática da língua local ou negócios. Entre as opções oferecidas, estão cursos de desenvolvimento de carreira internacional, inglês no universo jurídico e marketing e business.
A gerente de produto garante que os programas voltados à conversação ainda são os mais procurados. "A maioria precisa do idioma no currículo. Há casos em que a pessoa não consegue uma promoção apenas por conta desse fator. Além disso, uma vivência internacional conta muitos pontos para o profissional", avalia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário